Tipos de Textos

TODA REVELAÇÃO E VISÃO PROVÊM DA PALAVRA DE DEUS, DESDE QUE TOMADA COM ORAÇÃO E SÚPLICA

Referência Bíblica

Pv 29:18 – Não havendo profecia, o povo se corrompe...

At 26:19 – Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial

Texto Explicativo

Provérbios 29:18 diz: “ Não havendo profecia, o povo se corrompe”. Isso significa que sem visão, o povo age sem restrição, como cavalos selvagens que não são domados. Daí, deixam os interesses de Deus e passam a buscar seus próprios desejos (valores terrenos). A referência mais clara no Novo Testamento onde a Palavra “visão” é mencionada é o caso de Paulo. Em Atos 26:19, ao defender-se diante do rei Agripa, Paulo disse: “Não fui desobediente à visão celestial”. Isto ele diz com respeito à uma visão celestial e não aos interesses terrenos, como comida, bebida e outras carências humanas.

Quando servia Deus na religião Judaica, Paulo (antigo Saulo) servia pela tradição, não pela visão, mas desde o dia em que o Senhor lhe apareceu, o chamou e escolheu no caminho para Damasco, ele tornou-se um homem com visão. A partir daquele momento, o seu serviço foi governado por aquela visão.

O problema nos dias de hoje é que grande parte dos cristãos tem a letra, a Bíblia escrita, mas falta-lhes a visão celestial dessas letras. Esta é razão pela qual cada um se apega um tipo de doutrina bíblica e, por faltar a revelação e a visão, começam a se agrupar por afinidade doutrinárias que respondam as carências do homem natural, esquecendo-se da razão pela qual foram criados e chamados. Por isso, provérbio 29:18 afirma: não havendo profecia, o povo se corrompe. Corromper significa ser levado por outros interesses que não o de Deus.

Qual seria a razão disso? Muitos cristãos leem a Bíblia com um véu sobre os olhos. Foi por isso que Paulo disse que devemos ver Cristo com o rosto desvendado, isto é, descoberto (2Co 3:18). Referindo-se aos judeus, ele disse que quando os filhos de Israel leem os livros de Moisés têm um véu sobre eles e não veem nada. Paulo depois disse que quando o seu coração se volta ao Senhor, o véu é retirado e onde está o Espírito, aí há liberdade. Aí luz, revelação e uma visão a seguir.

Isto significa que quando temos um véu sobre nós, estamos como que amarrados, seguindo tradições de homens, longe da revelação divina. Porém quando o véu é retirado, somos libertos e passamos a entender além da letra preta escrita em papel branco. Essa liberdade vem do Espírito de Deus.

O caminho é aprender a ler a Bíblia todos os dias contatando Deus. Devemos confessar nossos pecados a fim de ter uma situação desimpedida para que tenhamos comunhão com Deus no Espírito. Depois, devemos ler a Sua Palavra com oração. Todos os dias receberemos revelação. O Espírito também resplandecerá na revelação e receberemos visão. Há progressão da Palavra para a revelação e da revelação para a visão. Este é o caminho para entender o plano de Deus e seus mistérios ocultos nas sagradas letras.