Tipos de Textos

1) A palavra de Deus é água que purifica

Versículos da Bíblia

Efésios 5:26 - ... para que a santificasse [a igreja], tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra.

João 17:17 - Santifica-os em sua verdade; sua palavra é a verdade.

Texto Explicativo

Em várias partes da Bíblia a água é interpretada como um elemento da natureza que simboliza a palavra de Deus. A palavra de Deus é comparada com a água. Ou seja, a Palavra de Deus é a água que lava e purifica o homem. Em grego, a palavra traduzida por lavar ou lavação (vs. 26) tem o mesmo significado de pia ou bacia (lavacro). No Antigo Testamento, havia no tabernáculo a bacia de bronze. Os sacerdotes usavam o lavacro (um tipo de bacia ou pia) para se lavarem de toda contaminação terrena (Exodo 30:18-21). Hoje em dia, como realidade da figura do tabernáculo, esse lavar da água da palavra também nos livra de toda contaminação, especialmente das contaminações do mundo. Por conseguinte, como reis e sacerdotes do novo testamento, somos purificados ou desencardidos através do lavar (da bacia) da água na palavra. Daí a importância da leitura diária da Palavra de Deus.

Dia após dia, pela manhã e pela tarde, precisamos ir à Bíblia para sermos purificados ou desencardidos pela bacia de água na Palavra. Ao ir à Palavra desta maneira, somos purificados da contaminação que acumulamos ao nos relacionar com o mundo. Cada vez que nos relacionamos com o mundo no transcurso de nosso viver humano (escola, trabalho etc), precisamos ir à Palavra para sermos desinfectados do mundo. Muitos preocupam com os pecados grosseiros, mas se esquecem da poeira e contaminações do mundo que nos sujam dia a dia. Na verdade, são os pequenos pigmentos de uma sujeira invisível é que vão nos contaminando pouco a pouco e nos tornando mornos ou até mesmo frios na nossa fé.

Certa vez, enquanto um certo irmão pregava sobre a importância da leitura bíblica, uma irmã lhe afirmou que ela tinha uma péssima memória e que não conseguia reter em sua mente nada do que lia. Por isso, ela não via qualquer razão para ler a Bíblia. Em resposta a tal colocação, o irmão que pregava lhe exemplificou acerca da maneira com que as mulheres orientais lavavam o arroz que colhia. Elas colocam o arroz em cestas (balaios) de salgueiro e as inundam na água várias vezes. Cada vez que a cesta saia para fora da água, toda a água se escorria, deixando o cesto praticamente enxuto.

Em resumo, embora a cesta (ou balaio) não retivesse a água, tanto a cesta como o arroz ficavam bem lavados. Assim, ele aplicou este exemplo à leitura da Palavra. Embora não retenhamos na mente muito do que tenhamos lido naquele dia, tal leitura nos lava e nos purifica de várias contaminações. Portanto, devemos sentir-nos encorajados em ir continuamente à Palavra para sermos lavados e não para ganharmos conhecimentos lógicos sobre a Palavra. Ou seja, mais importante do que reter o conhecimento da letra é o lavar purificador e regenerador da palavra de Deus. Portanto, se queremos ter a nossa comunhão com Deus renovada, não podemos negligenciar a leitura bíblica diária. E isso deve ser feito com toda oração e súplica para que a palavra seja Espírito e Vida em nosso coração e não meras letras memorizadas. A letra mata, mas o Espírito vivifica.